A MSD Animal Health alerta para a presença de Toxocara spp nos jardins e parques infantis portugueses

A MSD Animal Health inicia hoje uma campanha de sensibilização para o perigo da Toxocarose (Toxocara spp), uma doença parasitária zoonótica que afeta os animais de companhia e o Homem.

Com o desconfinamento a começar, serão muitas as famílias a recorrer a parques infantis e jardins públicos para desfrutar do bom tempo que se avizinha, pelo que se torna mais premente do que nunca alertar para esta situação potencialmente perigosa”, sublinha Graça Palma, Responsável da Unidade de Animais de Companhia da MSD Animal Health em Portugal.

O Toxocara é desconhecido para grande parte da população portuguesa, apesar de ser um parasita endémico no nosso País e um dos principais parasitas que afeta os gatos e os cães em toda a Europa.

Com efeito, um estudo1 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) já indiciava que os parques públicos e caixas de areia de parques infantis em Lisboa estão fortemente contaminados com ovos de Toxocara spp, representando uma séria ameaça à saúde pública, visto que as zonas estudadas representam locais comuns onde pessoas de toda as idades, nomeadamente crianças, se divertem. Para a sua realização, um grupo de investigadores recolheu, durante quatro meses, amostras de solo e fezes em parques infantis e jardins públicos da cidade de Lisboa, tendo concluído que 85,7% das caixas de areia dos parques infantis e 50% dos jardins públicos estavam contaminados com ovos de Toxocara spp.

Na opinião de Inês Barbosa, responsável do Departamento Científico de Animais de Companhia da MSD Animal Health em Portugal, este e outros estudos vêm mostrar que há uma necessidade urgente de implementar medidas eficazes, como a recolha das fezes por parte dos tutores de animais de companhia, desparasitação regular e estratégias de controlo para diminuir o elevado risco para a saúde humana e animal”.

Os altos níveis de contaminação detetados enfatizam a necessidade de adoção de estratégias eficazes para prevenir infeções humanas e animais, como impedir que animais de companhia e principalmente animais errantes acedam aos parques infantis, substituir regularmente as areias ou esterilizá-las, ou até mesmo eliminar todas as caixas de areia das áreas públicas.  

Além disso, a MSD Animal Health defende que a educação em saúde e o desincentivo à geofagia (ingestão de terra) em crianças são peças fundamentais desta estratégia de combate à Toxocarose, que deverá ter uma abordagem multidisciplinar integrada, envolvendo a colaboração entre autoridades locais, Médicos Veterinários, Médicos e legisladores.

1. Otero D, Alho AM, Nijsse R, Roelfsema J, Overgaauw P, Madeira de Carvalho L. Environmental contamination with Toxocara spp. eggs in public parks and playground sandpits of Greater Lisbon, Portugal. Journal of infection and public health. https://doi.org/10.1016/j.jiph.2017.05.002