1 em cada 300 cães e 1 em cada 200 gatos têm Diabetes

A MSD Animal Health junta-se novamente ao Dia Mundial da Diabetes, que se assinala no dia 14 de novembro, para sensibilizar as famílias com animais de companhia para a importância da deteção precoce desta doença, que também afeta os cães e os gatos e não apenas o Homem.

Estima-se, aliás, que 1 em cada 300 cães desenvolva Diabetes mellitus, enquanto que nos gatos a proporção é de 1 em cada 200. Este tipo de Diabetes significa que existe défice da insulina disponível no organismo.

Quais são os sinais de alerta nos cães e gatos.

São vários os sinais que nos podem alertar para a existência da doença nos nossos animais de companhia, como, por exemplo:

  • Beber muita água.
  • Urinar frequentemente.
  • Aumento do apetite.
  • Perda de peso.

Os cães podem, ainda, desenvolver visão turva, e, os gatos, apresentar fraqueza nas patas traseiras.

É, igualmente, necessário ter em consideração que existem alguns fatores de risco que podem afetar o nosso animal de companhia que sofre de Diabetes, como a idade, o excesso de peso, a genética, a raça, o consumo de determinados medicamentos ou sofrer de outras doenças. Caso o animal de companhia tenha algum destes fatores de risco, é importante consultar um Médico Veterinário para um diagnóstico precoce.

Como diagnosticar e tratar a diabetes.

Para os Médicos Veterinários, é simples diagnosticar esta doença que acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando existe alguma resistência à ação da insulina. É importante detetar a doença atempadamente para evitar problemas futuros e adotar o tratamento mais adequado.

Uma vez diagnosticada a doença, o Médico Veterinário indicará a solução que mais se adequa a cada caso. O tratamento com insulina é a base de um tratamento bem-sucedido, mas uma dieta adequada e um estilo de vida equilibrado também são importantes para os animais poderem recuperar a sua qualidade de vida.

Em geral, o prognóstico é bom, desde que o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento seja adequado.

Além disso, existem ferramentas avançadas para monitorização, tais como a Pet Diabetes Tracker, uma aplicação móvel que permite ao Médico Veterinário e ao Tutor rastrear e controlar melhor a Diabetes do animal.

Juan Carlos Castillejo, diretor geral da MSD Animal Health para Portugal e Espanha, declara: “Por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, queremos reafirmar o nosso compromisso com o conceito One Health – Uma Só Saúde -, e prosseguimos com o nosso trabalho de sensibilização da sociedade para a importância de cuidar do meio ambiente e da saúde animal, para também cuidarmos da nossa saúde”.