A MSD Animal Health acolhe o Evento Virtual Global ‘A One Health Approach to Vector-Borne Diseases’

As inscrições estão abertas para evento virtual global este dia que terá lugar no dia 2 de março e onde se destaca a presença da Professora Guadalupe Miró.

A MSD Animal Health acolherá neste dia 2 de março de 2022 o evento virtual global internacional ‘A One Health Approach to Vector-Borne Diseases’ onde especialistas em saúde pública, medicina veterinária e parasitologia irão partilhar as suas perspetivas sobre a gestão da ameaça de doenças transmitidas por vetores.

Estima-se que as doenças transmitidas por vetores (VBD) sejam responsáveis por aproximadamente 17% do peso global de todas as doenças infeciosas. Além disso, mais de 60% das doenças infeciosas conhecidas nas pessoas podem ser disseminadas a partir de animais, através de contacto direto ou indireto, vetores, alimentos e água; e 75% das doenças infeciosas novas ou emergentes nas pessoas provêm de animais.

A abordagem One Health é particularmente adequada para ajudar na prevenção do aparecimento e propagação de doenças transmitidas por vetores através da rastreabilidade, dos planos adequados de desparasitação e vacinação, monitorização e tratamento contínuo. Este evento virtual global contará com:

  •  Visão geral da abordagem One Health com a Dr.ª Jane Sykes, Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis, e Dr.ª Julie Gerberding, Vice-Presidente Executiva de Pacientes, Saúde e Sustentabilidade da População na MSD; moderada pelo Dr. Alasdair King, Chief Scientific Officer of Animal Health International Veterinary Health (15:00 – 15:45)
  • Painel de discussão sobre doenças transmitidas por vetores como modelo para a abordagem One Health, com a participação do Dr. Peter Irwin, Murdoch University School of Veterinary Medicine;  Dr.ª Susan Little, Centro de Ciência da Saúde Veterinária da Universidade Estatal de Oklahoma; Prof.ª Guadalupe Miró, Parasitologia e Doenças Parasitárias, Universidad Complutense de Madrid; Dr. Paul Overgaauw, Saúde Pública Veterinária, Universidade de Utrecht; e Prof. Richard Wall, Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Bristol (15:45-16:45)
  • Novos dados e informações sobre o cumprimento das atuais recomendações para tratamento de parasitas e cuidados a animais de companhia que vivem nas nossas casas para se manterem livres de VBD, pelo Dr. Robert Lavan, Diretor do Centro de Evidências Observacionais e Reais da MSD Animal Health (16:45 – 17:15)

Este evento é aprovado com 2,5 horas pelo Registo De Educação Contínua Aprovado (RACE) da Associação Americana de Conselhos Veterinários do Estado (AAVSB) e é organizado através da plataforma Webinar Vets. Os inscritos também terão acesso a webinars gratuitos adicionais, lecionados por especialistas em algumas das doenças transmitidas por vetores mais prevalentes nos dias de hoje.

Os interessados podem inscrever-se aqui.

“Muitos fatores externos que afetam a sociedade têm contribuído para a propagação de doenças transmitidas por vetores, tornando a abordagem da One Health mais importante agora do que nunca”, disse Fernando Riaza Carcamo, vice-presidente de marketing global para a MSD Animal Health. A nossa empresa está empenhada em melhorar a saúde das pessoas e animais que partilham o nosso ambiente complexo e em constante mudança através da descoberta e desenvolvimento de soluções preventivas para doenças existentes e emergentes.”

Sendo uma das únicas empresas biofarmacêuticas focadas na saúde humana e animal, e em reconhecimento da ligação entre a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente que partilhamos, a MSD defende uma abordagem One Health e colabora ativamente com os principais intervenientes na saúde humana, animal e ambiental para enfrentar grandes desafios de saúde da população, como a resistência antimicrobiana,  doenças zoonóticas, doenças transmitidas por vetores ou a necessidade de garantir um abastecimento alimentar seguro e sustentável, bem como práticas sustentáveis que protejam o nosso ambiente.