MSD Animal Health anuncia uma nova unidade de negócio e lança uma gama inovadora de microchips

  • Sure PetCare, agora adquirida pela MSD Animal Health, desenvolve produtos concebidos para descodificar a linguagem animal, proporcionando mais saúde e bem-estar

A MSD Animal Health (MSD AH), líder no desenvolvimento, fabrico e comercialização de uma vasta gama de serviços e medicamentos veterinários, reforçou a sua aposta na inovação tecnológica com a aquisição da Sure PetCare (SPC), uma empresa tecnológica especializada em identificação e monitorização animal. Com esta nova unidade de negócio, a MSD AH quer tornar a medicina veterinária mais personalizada e individualizada através do acesso a mais informação do animal.

A SPC é composta por duas áreas distintas, mas complementares: a SPC ID, vocacionada para a identificação animal, e a SPC Monitoring, focada na monitorização dos animais de companhia com produtos inteligentes como comedouros, bebedouros, door flaps e outros produtos em desenvolvimento.

Estes dispositivos podem estar ligados a uma aplicação e fornecem informações sobre a atividade dos animais, nomeadamente do sono, vocalização, ingestão de água e de alimentos, permitindo uma melhor análise do índice de bem-estar do animal e a deteção precoce de doenças, inclusive antes do surgimento dos primeiros sinais clínicos.

Thermochip: na vanguarda dos microchips

O anúncio desta nova área de negócio é acompanhado pelo lançamento de dois microchips de identificação e monitorização inovadores, os Thermochip, que, além do número único de identificação animal, permitem ler a temperatura dos animais, um dos dados biológicos mais importantes.

O Thermochip incorpora inovação tecnológica na identificação animal, com a integração de um biossensor de temperatura no microchip, permitindo a monitorização da temperatura individual. Com duas soluções, o Thermochip (12G) e o Thermochip Mini (14G), permitem a leitura com todos os leitores ISO. Para além da leitura do número de identificação, o dispositivo indica a temperatura subcutânea entre os 33ºC e os 43ºC, com os leitores SureSense – Leitor de Microchip Universal e Leitor de Bolso Global Plus.

À semelhança da saúde humana, a temperatura corporal de um animal varia ao longo do dia, da vida e do estado fisiológico, sendo a monitorização de padrões individuais de temperatura mais útil que leituras únicas, como acontece com a leitura da temperatura retal. Assim, com Thermochip é possível monitorizar a temperatura , partindo de um intervalo normal/fisiológico individual e, através de leituras subsequentes, identificar variações de temperatura com significado clínico.

A leitura da temperatura pelo Thermochip é tão fiável como as leituras dos termómetros comuns, sendo que este dispositivo permite leituras instantâneas e ilimitadas, transformando a monitorização deste dado biológico num procedimento fácil e cómodo para o Médico Veterinário, Tutor e Animal.

Nos centros de atendimento Médico-Veterinário, o Thermochip pode ser utilizado como instrumento clínico, combinado com a avaliação do estado clínico; no controlo cirúrgico, anestésico e pós-operatório; e nos internamentos de animais.

Thermochip  permite leituras suaves e silenciosas da identificação e da temperatura do animal em milionésimos de segundo, o que implica menos stress para os animais.

A importância da identificação

A identificação de cães, gatos e furões é obrigatória por lei, sendo que o período de transição para a população canina já terminou e para a felina e furões termina em outubro de 2022. Contudo, existe uma grande parte destas espécies, sobretudo a felina, por identificar com microchip.

Este dispositivo subcutâneo permite uma identificação permanente e conveniente do animal de companhia; fornece um número de identificação único, à semelhança do Cartão de Cidadão; é uma prova definitiva de propriedade, quando a informação referente ao animal e ao tutor é registada e atualizada na base de dados nacional; e permite a reunificação de um animal perdido com o seu tutor.

O Thermochip funciona, ainda, como chave individual para soluções de bem-estar desenvolvidas pela MSD AH e pela SPC, e está disponível em dois modelos, o Thermochip (12G), com a dimensão clássica (2,12 x 13 mm), e o Thermochip Mini (14G), com uma dimensão reduzida (1,5 x 10,7 mm).

Ambos estão equipados com  agulhas lubrificadas e um anel de proteção que impede a perda do microchip antes de ser inserido subcutaneamente, assim como um sistema de não retorno para assegurar que o microchip não é novamente “aspirado” depois de ser colocado.