Nova aplicação de Inteligência Artificial recolhe dados importantes sobre a distribuição de carraças 

Aquela que é a primeira aplicação de prevenção orientada por IA é um avanço na luta contra as doenças transmitidas por carraças, através do rastreio do tipo e prevalência deste parasita em toda a Europa

Uma aplicação de prevenção orientada por Inteligência Artificial (IA), que fornecerá dados atuais sobre a distribuição e prevalência das carraças, está a ser lançada no âmbito da campanha de saúde animal Protect Our Future Too, da MSD Animal Health, líder no desenvolvimento, fabrico e comercialização de uma vasta gama de serviços e medicamentos veterinários. 

< DOWNLOAD >

A aplicação foi criada em resposta a uma preocupação partilhada pelos Médicos Veterinários de que as fontes de dados fiáveis sobre o número de carraças são cruciais para uma vigilância ativa e uma ciência colaborativa. Espera-se que estes dados possam ajudar a desenvolver estratégias que combatam os efeitos do aumento global da temperatura na saúde dos animais de companhia.  

A aplicação Tickit App é fornecida gratuitamente, aos profissionais de saúde animal, para que possam carregar fotografias das carraças individuais encontradas nos animais de companhia, numa base de dados europeia. A aplicação identifica o tipo de carraça e a sua localização geográfica e, através de tecnologia inovadora de IA, capta dados importantes, revelando padrões de migração de carraças em toda a Europa. 

A aplicação pode identificar até cinco géneros comuns de carraças, incluindo, por exemplo, Ixodes, Rhipicephalus, Dermacentor e Hyalomma

A Tickit App foi criada na sequência de uma declaração de consenso divulgada após uma mesa-redonda Médico-Veterinária que decorreu a nível europeu, onde se destacou a necessidade da existência de dados sobre uma vasta gama de variáveis, incluindo a distribuição de parasitas e a prevalência de doenças transmitidas por vetores.

Teresa Cabrita, Marketing Manager de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal, “sabemos que o aumento global da temperatura influencia a distribuição das carraças e esperamos que esta aplicação inovadora seja um passo importante para ajudar a proteger os animais de companhia de doenças transmitidas por carraças, ao revelar uma perspetiva geral da prevalência destes parasitas. Para que a aplicação funcione, precisamos que os Centros de Atendimento Médico-Veterinário trabalhem em conjunto, através da introdução de fotografias e dados que apoiem a criação de uma base de dados que permitirá uma abordagem com base em dados para melhorar a prevenção de doenças no futuro”.

Com o tempo, a base de dados criará um Mapa, que destacará os padrões de migração com base em dados em tempo real e ajudará os Médicos Veterinários a compreender melhor os riscos relacionados com os parasitas. 

A Tickit App está disponível na App Store e no Google Play para as clínicas que aderirem ao programa internacional de recolha de imagens de carraças da MSD Animal Health. Para aceder à aplicação, as clínicas requerem um código especial enviado por um representante de vendas da MSD Animal Health.