A Agência Europeia aprova duas novas indicações terapêuticas do BRAVECTO® (fluralaner) – Comprimidos Mastigáveis para Cães

  • O BRAVECTO® mostra um efeito preventivo comprovado na transmissão de Dipylidium caninum e demonstra uma atividade letal persistente de carraças da espécie Ixodes hexagonus.

A MSD Animal Health, uma divisão da Merck & Co., Inc., Rahway, N.J., USA (NYSE:MRK), anunciou que a Agência Europeia aprovou duas novas indicações terapêuticas para o BRAVECTO® (fluralaner) – Comprimidos Mastigáveis para Cães: a redução do risco de infeção por Dipylidium caninum (ténia da pulga) através da transmissão por Ctenocephalides felis (pulga do gato), por um período até 12 semanas; e eliminação persistente das carraças, de 7 dias a 12 semanas após o tratamento para Ixodes hexagonus (carraça do ouriço).

As novas indicações receberam um parecer positivo da Comité dos medicamentos veterinários (CVMP) em Junho de 2022. O BRAVECTO® é o primeiro e único comprimido mastigável para cães indicado para reduzir o risco de infeção por Dipylidium caninum, para além de eliminar pulgas e carraças. Em 2021 o BRAVECTO® já tinha recebido a aprovação para a redução do risco de infeção por Babesia canis via transmissão por Dermacentor reticulatus.

“Após a infeção, o Dipylidium caninum pode crescer até 70 centímetros de comprimento em apenas algumas semanas. Já fui chamado ao hospital fora de horas mais do que uma vez para ver um tutor em pânico com um animal infetado com uma ténia”, disse Jason Drake, DVM, DACVM-Parasitology, diretor de marketing científico, Global Companion Animal Parasiticides na MSD Animal Health. “O BRAVECTO® tem um efeito preventivo comprovado na transmissão desta ténia, e a MSD Animal Health orgulha-se de ajudar a proteger os animais de companhia contra este parasita desagradável”.

Os animais de companhia ficam parasitados com Dipylidium caninum ao ingerirem pulgas infetadas quando estão a tratar de si, nomeadamente ao limparem-se, ou ao lamberem outro animal de companhia. A pulga do gato, o ectoparasita que mais frequentemente transmite o Dipylidium caninum, também é a espécie de pulga mais comum nos cães. A ténia das pulgas também pode ser transmitida por Trichodectes canis (piolhos mastigadores). Depois de fazer do intestino delgado do cão a sua casa, esta ténia pode crescer até 70 centímetros de comprimento. Um estudo de 2018 mostrou que a eficácia inseticida de um único tratamento de fluralaner administrado, por via oral ou tópica, impedia a transmissão de Dipylidium caninum de pulgas infetadas a cães suscetíveis por um período até 12 semanas após a administração.1

O BRAVECTO® Comprimidos Mastigáveis é, agora, também indicado para a eliminação persistente de carraças I. hexagonus (carraça do ouriço), uma carraça que transmite doenças como a Borreliose (doença de Lyme), que pode causar doença tanto em cães como em pessoas.2 Esta carraça é tipicamente encontrada em cães, em números muito elevados, o que pode causar stress por mordedura. É, também, altamente capaz de manter e transmitir a B. burgdorferi, uma bactéria implicada na doença de Lyme, e outras doenças infecciosas, como a Babesia microti (Babesiose) e o vírus da encefalite transmitida por carraças, que pode tornar-se grave se for transmitida do animal de companhia para o tutor.3

“As novas indicações do BRAVECTO® Comprimidos Mastigáveis para incluir a redução do risco de infeção por Dipylidium caninum e a eliminação persistente de carraças para Ixodes hexagonus são um avanço bem-vindo”, disse Teresa Cabrita, Marketing Manager de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal. “Com estas indicações recentemente aprovadas, os Médicos Veterinários podem ter a paz de espírito de que o BRAVECTO® não só está a proporcionar uma cobertura duradoura contra pulgas e carraças, como também está a ajudar na proteção dos seus pacientes contra Dipylidium caninum com uma única dose”.

O BRAVECTO® está disponível como um comprimido mastigável e uma solução “spot- on” para utilização em cães, e como duas soluções “spot-on” para utilização em gatos, um ectoparasiticida e um endectocida. A substância ativa do BRAVECTO®, fluralaner, é um inseticida para pulgas com elevada eficácia, que se distribui sistemicamente em cães após administração tópica ou oral. A eficácia inseticida para pulgas após a administração de fluralaner oral atinge os 98% a 100% entre as 8 a 24 horas após a infestação de pulgas, e foi demonstrada uma eficácia ≥ 99% durante 12 semanas após a aplicação de uma única dose tópica de fluralaner.

As condições detalhadas para a utilização de BRAVECTO® Comprimidos Mastigáveis em cães estão descritas no resumo das características do medicamento veterinário (RCMV).


1 Gopinath D, Meyer L, Smith J, Armstrong R. Topical or oral fluralaner efficacy against flea (Ctenocephalides felis) transmission of Dipylidium caninum infection to dogs. Parasites & Vectors 2018;11:557.

2 European Scientific Counsel Companion Animal Parasites®. ESCCAP Guideline 05 Control of Vector-Borne Diseases in Dogs and Cats Third Edition – March 2019. https://www.esccap.org/uploads/docs/yhwdhifq_0775_ESCCAP_Guideline_GL5_v10_1p.pdf.

3 Marchiondo AA, Endris RG (June 8, 2019). Arachnida. Marchiondo AA, Cruthers L, Fourie J (Eds.), Parasiticide Screening Volume 1: In Vitro and In Vivo Tests with Relevant Parasite Rearing and Host Infection/Infestation Methods First Edition (pp. 257-377). Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-813890-8.00004-3.