A diabetes é controlável nos animais de companhia

  • A MSD Animal Health alerta para a importância da deteção precoce e do tratamento adequado para recuperar a qualidade de vida

A MSD Animal Health junta-se ao Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, para sensibilizar as famílias com animais de companhia para a importância de detetar precocemente a Diabetes mellitus, uma doença comummente conhecida entre a espécie humana, mas que afeta igualmente os cães e gatos.

A Diabetes mellitus caracteriza-se pelo défice de insulina disponível no organismo ou quando existe uma resistência à ação da insulina. Estima-se que 1 em cada 300 cães e 1 em cada 200 gatos desenvolvam esta doença ao longo da sua vida 1,2. No entanto, se detetada precocemente, a doença é controlável e os animais de companhia podem recuperar a sua qualidade de vida, desde que seja adotado um tratamento adequado e um estilo de vida equilibrado.

São vários os sinais que nos podem alertar para a existência da doença nos animais de companhia, nomeadamente:

  • Beber muita água
  • Urinar frequentemente
  • Aumento do apetite
  • Perda de peso
  • Depressão ou letargia

Os cães podem, ainda, desenvolver visão turva, e, os gatos, apresentar fraqueza nas patas traseiras.

Alguns animais de companhia podem ser mais propensos a desenvolver Diabetes mellitus, sendo que existem diversos fatores de risco a ter em consideração, nomeadamente a idade, o excesso de peso, a genética, a raça, o consumo de determinados medicamentos ou sofrer de outras doenças.

Diagnóstico e tratamento

A deteção atempada da doença é essencial para que o animal de companhia recupere a qualidade de vida e para evitar problemas futuros, sendo relativamente simples de diagnosticar para os Médicos Veterinários. Os profissionais podem começar por recorrer a um teste à urina e, caso o resultado seja positivo, são feitas análises ao sangue e outros testes laboratoriais.

            Assim que o diagnóstico esteja feito, o Médico Veterinário indicará a solução que mais se adequa a cada caso. O tratamento com insulina é a base de um tratamento bem-sucedido, mas uma dieta adequada, exercício físico regular e a monitorização são fundamentais para o bem-estar dos animais.

Também existem ferramentas avançadas para monitorização da Diabetes mellitus nos animais de companhia, como a Pet Diabetes Tracker, uma aplicação móvel que permite ao Médico Veterinário e ao Tutor rastrear e controlar melhor a doença, ou o website https://www.petdiabetesmonth.pt/ onde poderá esclarecer todas as dúvidas sobre esta doença frequente.

Juan Carlos Castillejo, diretor geral da MSD Animal Health para Portugal e Espanha, afirma: “Neste Dia Mundial da Diabetes, queremos reafirmar o nosso compromisso com o conceito One Health – Uma Só Saúde – e alertar para a importância da deteção precoce desta doença. O diagnóstico atempado e um tratamento adequado são essenciais para controlar a Diabetes mellitus nos animais de companhia É essencial cuidarmos do meio ambiente e da saúde animal, para também cuidarmos da nossa saúde”.