A MSD Animal Health Recebe Opinião Positiva do CVMP para uma Formulação injetável de BRAVECTO® (Fluralaner) para utilização em Cães

A MSD Animal Health, uma divisão da Merck & Co., Inc., Rahway, N.J., USA (NYSE: MRK), anunciou hoje que o Comité dos Medicamentos Veterinários (CVMP) da Agência Europeia de Medicamentos emitiu a opinião positiva para o BRAVECTO® (fluralaner) 150 mg/ml pó e solvente para suspensão injetável para cães. O CVMP recomenda a aprovação do medicamento veterinário para o tratamento e eliminação persistente de pulgas (Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis) e carraças (Rhipicephalus sanguineus, Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus, e Dermacentor reticulatus) durante 12 meses. Se a Comissão Europeia (CE) adotar a recomendação, esta formulação injetável de BRAVECTO destina-se a ser utilizada por ou sob a supervisão de um Médico Veterinário e para administração a cães com seis meses de idade ou mais.

“Desde o primeiro lançamento do medicamento veterinário BRAVECTO, há quase uma década, a MSD Animal Health tem-se empenhado em trazer inovação aos seus clientes para proteger os animais de companhia durante mais tempo das infestações por pulgas e carraças e dos riscos para a saúde que estão associados a estes parasitas”, afirmou Rick DeLuca, vice-presidente executivo e presidente da MSD Animal Health. “Com a opinião positiva de hoje, para esta formulação injetável de BRAVECTO, o primeiro e único medicamento veterinário injetável com duração de um ano contra pulgas e carraças, estamos um passo mais perto de uma opção nova e conveniente que nos ajuda a garantir uma proteção abrangente contra pulgas e carraças, durante todo o ano, sem a necessidade de administrar várias doses de medicamentos veterinários.”

Certas carraças podem transmitir infeções graves aos cães. Muitas carraças podem viver tanto em temperaturas quentes como frias e são conhecidas por se alimentarem nos cães,1 o que faz com que uma proteção contínua durante todo o ano seja da maior importância para os animais de companhia e para as pessoas.

“Embora as pessoas pensem frequentemente na época das pulgas e das carraças durante os meses de verão, estudos demonstram que, embora as pulgas e as carraças sejam mais ativas desde o início da primavera até ao outono, podem ser uma ameaça durante todo o ano”, afirmou Holger Lehmann, vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento Farmacêutico da MSD Animal Health. “Se aprovado, uma dose anual de BRAVECTO injetável pode proporcionar uma longa duração de proteção, simplificando os cuidados tanto para os tutores dos animais como para os Médicos Veterinários. Isto promove o cumprimento do tratamento e ajuda a garantir uma proteção contínua”.

Com base na recomendação do CVMP, a CE deverá emitir a decisão da autorização de introdução no mercado na União Europeia (UE) durante o primeiro trimestre de 2024.

Sobre BRAVECTO® (fluralaner)

Desde a sua introdução em 2014, o BRAVECTO tem proporcionado uma proteção mais duradoura contra pulgas e carraças, com mais de 300 milhões de doses distribuídas em mais de 100 países. O BRAVECTO está disponível em várias formulações, incluindo medicamentos veterinários para cães e gatos.

Os ciclos de vida das pulgas e das carraças podem também durar vários meses e a falta de administração mensal de tratamentos pode originar falhas na proteção.

É essencial proteger os animais de companhia de forma contínua contra pulgas e carraças, quer eles saiam à rua ou não. Contrariamente à crença dos tutores de animais de companhia, as pulgas e as carraças não estão apenas ativas nos meses de primavera e verão, constituindo um risco durante todo o ano.

As pulgas e as carraças podem facilmente infestar os cães e os gatos. Também podem picar e colocar em risco a saúde de toda a família, quer estejam em casa ou no exterior. As carraças podem transmitir doenças graves, incluindo a rickettsiose, a anaplasmose e a borreliose (doença de Lyme), enquanto as pulgas são o parasita externo mais comum encontrado nos animais de companhia, as quais podem transmitir a bartonelose (doença da arranhadura do gato) e ténias.

Referências

 [1] Probst J, Springer A, Topp AK, Bröker M, Williams H, Dautel H, Kahl O, Strube C. Winter activity of questing ticks (Ixodes ricinus and Dermacentor reticulatus) in Germany− Evidence from quasi-natural tick plots, field studies and a tick submission study. Ticks and Tick-borne Diseases. 2023 Nov 1;14(6):102225.